É possível ficar quanto tempo sem dormir?

http://i0.wp.com/zunkabitz.pn5.com.br/wp-content/uploads/2014/01/semdormir1.jpg?w=1050

Assim como respirar, dormir é uma exigência fundamental para os seres humanos. Mas é possível ficar quanto tempo sem dormir até que algo pior aconteça?

quanto tempo sem dormir

Mesmo com pesquisas, a importância do sono é uma área que ainda carece de explicações. Em 2012, um chinês de 26 anos de idade morreu após 11 dias acordados em uma tentativa de assistir todos os jogos da Copa dos Campeões. Mas ele também bebia álcool e fumava constantemente, portanto é difícil julgar apenas a falta de sono como culpada. Nenhum ser humano jamais morreu exclusivamente por causa da falta de sono, e por razões éticas cientistas não podem realizar esse tipo de teste em um laboratório. É possível encontrar, porém, histórias fora de laboratórios de pessoas que morreram por não dormirem.

quanto tempo sem dormir

Pessoas que sofrem de uma doença rara chamada Insônia Familiar Fatal começam com sintomas de insônia, que logo evolui para outros sintomas como alucinações, perda de peso e demência antes da morte, o que ocorre entre 6 e 30 meses. O caso mais famoso é o de Michael Corke, que morreu após 6 meses de privação total de sono. Porém, não é possível confirmar que 6 meses é o máximo que o corpo e mente aguentam e quanto tempo sem dormir o ser humano consegue ficar.

A resposta é que, infelizmente, não sabemos. A ciência do sono é relativamente nova e somente nas últimas décadas os avanços tem aparecido. Na década de 60 um estudante colegial chamado Randy Gardner bateu um recorde ao conseguiu ficar 264 horas (11 dias) acordado, porém durante o experimento ele teve problemas de visão e dificuldades cognitivas na fala e problemas de memória. Próximo ao final do experimento, também começou a ter alucinações.

quanto tempo sem dormir

O que sabemos é que não é sábio ignorar a necessidade de dormir: ela pode ser adiada, mas não evitada. Falando em dormir, você sabe por que às vezes sonha que está caindo?

Você já segue o Zunkabitz no Twitter, Facebook e Google+?! Segue aí :D

Não há comentários.

Participe e deixe o seu comentário!


*